Pregabalina e gabapentina – O que são e para o que servem?

 em Blog, Farmacologia

A pregabalina e a gabapentina são dois medicamentos cujo uso é bastante similar, especialmente no que diz respeito às dores neuropáticas. Ambos podem ser encontrados em farmácias, na forma de comprimidos ou cápsulas, sendo a pregabalina encontrada com o nome comercial Lyrica, assim como o seu nome genérico e com nomes similares como Prebictal e Insit ou Prefiss. Já a Gabapentina pode ser encontrada com o nome de Gabaneurin, Empak ou Neurotin, seu nome comercial. Ambos exigem prescrição médica com a receita retida pela farmácia, ou seja, não é possível comprar com a mesma receita várias vezes.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre a pregabalina e a gabapentina, explicando como elas podem atuar, especialmente quando se fala de dores neuropáticas, onde elas são mais indicadas. Veja abaixo! 

Para que serve a pregabalina e a gabapentina? 

 

A pregabalina e a gabapentina, como dissemos no começo do texto, possuem indicação semelhante quando falamos em dores. No geral, a gabapentina, além das dores neuropáticas, também pode ser útil para tratar a epilepsia, lesões no nervos, entre outros problemas. A Pregabalina também é indicada para as dores neuropáticas, também para a epilepsia, além de ser útil para o tratamento de ansiedade e fibromialgia. Veja que estamos relacionando ambos os medicamentos, porque as ações são bem parecidas – embora haja uma diferença quando eles são indicados para outros tipos de doenças ou problemas. No geral, porém, quando a pregabalina e a gabapentina são indicadas para as dores, há um consenso de que elas são bem parecidas e devem, por isso, ser indicadas pelo médico para que haja assertividade na escolha da melhor opção. 

 

Quando tomar a pregabalina e a gabapentina? 

 

A pregabalina e a gabapentina devem ser administradas conforme o médico receitar, nos horários e intervalos determinados por ele. Normalmente, toma-se via oral com um copo d’água, com os comprimidos inteiros e sem mastigação. Não costuma haver indicação se a pregabalina e a gabapentina devem ser ministradas antes ou depois das refeições, ficando a critério do médico estabelecer o melhor horário e condição para que o paciente tome. Qualquer dúvida a respeito disso, procure ajuda, especialmente em relação à dosagem, já que ambos os medicamentos precisam ser prescritos para não haver riscos. A pregabalina e a gabapentina são medicamentos que exigem autorização médica para o uso, então, é válido saber exatamente a dosagem e o tempo de tratamento. 

Um cuidado muito importante está no caso de esquecer de tomar uma dose do remédio: se estiver muito próximo da dose seguinte, não há recomendação de ingerir ambos, sendo importante pular a dose anterior, evitando excesso ou sobrecarga no corpo. 

 

Efeitos colaterais da pregabalina e a gabapentina 

 

Existem efeitos colaterais da pregabalina e a gabapentina, como em qualquer outro medicamento. Entre os efeitos mais comuns, é importante citarmos:

 

  • Dor de cabeça e cansaço.
  • Sonolência
  • Tontura
  • Náusea, vômitos
  • Inchaço nas pernas
  • Reações alérgicas graves ou pequenas

 

No geral, os sintomas mais graves de efeitos colaterais da pregabalina e a gabapentina têm relação com alergias aos componentes, por isso, ao identificar sinais alérgicos, é fundamental procurar ajuda médica. Quando se tratar de crianças, qualquer alteração deve ser relatada, especialmente se houver confusão mental ou perda de memória. Em adultos, o médico deve ser informado sobre efeitos colaterais e o pronto-socorro deve ser procurado em caso de alergias, mesmo que elas pareçam relativamente leves. A pregabalina e a gabapentina não são medicamentos indicados para mulheres grávidas ou amamentando, apenas se houver recomendação do médico ciente da situação gestacional da mulher. O mesmo vale para diabéticos! 

 

Quais os principais tratamentos com a pregabalina e a gabapentina? 

 

Abaixo, separamos os principais tratamentos com a pregabalina e a gabapentina, porém, é importante saber que apenas o seu médico é capaz de oferecer o tratamento mais indicado para o seu caso, inclusive qual dos dois medicamentos é mais interessante de ser utilizado. Veja! 

 

1- Dor neuropática

 

O tratamento para a dor neuropática pode ser com pregabalina e a gabapentina é bastante efetivo e a dosagem depende de cada paciente e da indicação do médico. Em geral, pode-se ir de 75 mg a 150 mg duas vezes ao dia por 7 dias seguidos. Em casos mais extremos, a dosagem pode passar a 300 mg por 7 dias. Além do tratamento com pregabalina e a gabapentina, o médico pode receitar outro medicamento ou terapia. 

 

2- Outras doenças

 

A pregabalina e a gabapentina também podem ser utilizadas para outras doenças, como a epilepsia, com dosagens de 75 mg até 150 mg duas vezes ao dia por uma semana e dosagem de 300 mg por uma semana adicional, transtorno de ansiedade generalizada, com dosagens de 75 mg até 300 ou, no máximo, 600 mg ao dia e para fibromialgia, com dosagens de até 225 mg duas vezes ao dia. Lembrando, mais uma vez, que qualquer dosagem da pregabalina e a gabapentina deve ser administrada com o respaldo médico, tanto para aumentar quanto para diminuir. É o médico quem deve orientar o paciente sobre a forma de tomar e a dosagem mínima ou máxima. Não esqueça! 

 

Pregabalina e a gabapentina engordam?

 

A pregabalina e a gabapentina são medicamentos que podem, sim, estar relacionados com o aumento de peso, especialmente quando falamos da pregabalina. Porém, os dados mais recentes indicam que apenas 10% dos pacientes que utilizam o medicamento passam a apresentar o aumento de peso como efeito colateral incômodo e assim que o medicamento é pausado, é possível voltar ao peso normal com dietas e exercícios acompanhados de um profissional de saúde habilitado. 

Para se evitar engordar com a pregabalina e a gabapentina, é possível perguntar ao médico qual a melhor alternativa é acompanhar o peso com frequência, se pesando todas as semanas. Caso haja esse efeito colateral, a melhor maneira é trocar o medicamento ou pedir auxílio de um nutricionista para combinar alimentos capazes de evitar o problema. 

 

Cuidados extras com a pregabalina e a gabapentina

 

Para finalizar este texto, separamos alguns cuidados que você deve tomar ao começar um tratamento com pregabalina e a gabapentina. Veja abaixo!

 

1- Sempre consulte um médico especialista

 

Se o seu problema tem relação direta com a dor neuropática, é importante procurar um médico especializado nesse tipo de tratamento. Nem sempre a pregabalina e a gabapentina serão os medicamentos mais indicados, pois existem outras alternativas que podem ser melhores para a sua dor em específico. Por isso, nada de tomar remédios sem indicação – embora a pregabalina e a gabapentina sejam prescritas, há pessoas que conseguem comprá-las sem receita e isso deve ser combatido. Outro ponto também é procurar auxílio de médicos que sejam especializados, evitando pedir a receita do medicamento com médicos clínicos-gerais, por exemplo. Isso porque o tratamento da dor é muito específico e leva em conta dezenas de fatores antes de ser prescrito um medicamento. 

 

2- Observe efeitos colaterais

 

Além do aumento do peso, citamos mais efeitos colaterais que podem surgir com o uso da pregabalina e da gabapentina. Fique de olho neles e sempre avise o seu médico caso algo pareça diferente do que você está acostumado, especialmente no caso de alergias, que podem levar a obstrução da passagem de ar e causar um problema grave. Ao tomar o seu medicamento, observe por algum tempo se há efeitos colaterais e relate todos eles ao médico. Isso é importante para que ele possa fazer substituições, se for necessário. Os efeitos colaterais pequenos também devem ser relatados, embora eles não exijam a troca do medicamento. 

 

Conclusões

 

A pregabalina e a gabapentina são medicamentos muito procurados por quem sofre com dores e outros problemas, como a ansiedade. São muito efetivos no que se propõe e podem ajudar as pessoas a terem uma vida melhor após o tratamento. No caso das dores em específico, é importante haver uma série de intervenções para garantir que a medicação realmente surta um efeito, como tratamento em conjunto. Se você está com esse problema, procure um médico especializado e cogite a possibilidade do uso da pregabalina e a gabapentina com o aval do seu médico e a devida prescrição. Lembrando que todo medicamento traz riscos e que é preciso sempre se preocupar com eles e seguir a dosagem indicada pelo médico.

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Postagens Recomendadas
Comentários
  • RDS
    Responder

    Eu uso a Pregabalina para dor Neuropatica e Fibromialgia a 6 anos, e tenho enfrentado um problema de memoria bem considerável, e preocupa bastante pois tenho lido sobre o assunto e vejo que não falam sobre um tratamento simultaneo para ajudar na manutenção da memória. E me adaptei com a pregabalina mas também estrou em uma luta acirrada com a balança, estudo e não fixo muitos assuntos. Fico muito preocupada com tudo isso.

Deixe um Comentário