Curtas: Bursite subacromial e subdeltoidea

 em Blog, Bursites

Para o nosso primeiro texto do ano de 2023, resolvi destacar uma das dores mais comuns que chegaram em meu consultório no ano de 2023 e de que já falamos muitos posts atrás: as dores no ombro, em especial bursites subacromial e subdeltóidea. Aqui vocês podem ler o texto completo.

 

Em geral, dores nos ombros são mais complexas do que uma simples bursite. A bursite está lá, sim, mas costuma vir acompanhada de tendinite ou tendinopatia. Os quadros vão desde mais leves, até mais graves com ruptura de tendão e necessidade de reparo cirúrgico.

 

A bursite não tratada cursa com dor relacionada à movimentação e que limita a realização de atividades cotidianas. O tratamento é simples: começa com uso de medicação analgésica e anti-inflamatória e por fisioterapia, nos casos mais sintomáticos, indicamos a realização de bloqueio guiado com ultrassom na Bursa afetada. 

 

A maioria dos pacientes têm uma melhora importante somente com essas medidas. Eles já conseguem realizar as atividades cotidianas com menos limitações do que antes. Mesmo os pacientes com quadros mais graves, após 2 sessões de bloqueio costumam me relatar no consultório melhora de até 90% dos níveis de dor.

 

Como doença mais comum no consultório em 2022, posso falar com propriedade que o que mais atrapalha a melhora sustentada dos pacientes é a falta de empenho na fisioterapia. Como os resultados no início do tratamento da dor são muito bons, muitos pacientes negligenciam o acompanhamento com um bom fisioterapeuta. O resultado é que o fortalecimento necessário para proteger o ombro e a correção dos vícios de movimento que causaram a bursite são insuficientes. O estresse na articulação é mantido com o mau uso e meses depois as dores retornam, mas dessa vez o tratamento não é tão eficaz quanto na primeira vez. 

 

Por isso, eu reforço com 100% dos pacientes que trato: não deixem de fazer o acompanhamento fisioterápico. Procurem um profissional de confiança e sigam as orientações. Assim, é possível se livrar das dores daquela busite que te incomoda há um tempão e começar um 2023 sem dores te incomodando!

 

Feliz 2023 e feliz Ano Sem Dor!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário