Dores Crônicas na Terceira Idade – Causas

em Blog, Dor no Idoso

É comum que com o envelhecimento, as dores se tornem cada vez mais frequentes. Mas não estamos falando daquela dor que você sente ao esbarrar em um móvel, ou cortar o dedo por acidente. E sim, da dor crônica! Aquela com a qual você convive há meses ou até anos, se torna parte do seu dia a dia que pode ter uma grande intensidade e ser incapacitante em alguns casos. O que causa essas dores, afinal? Acompanhe a leitura para saber mais.

As dores crônicas são patológicas, fruto de um desequilíbrio entre o “sinal” de dor e processamento dessa informação no sistema nervoso. As dores crônicas possuem a capacidade de alterar o comportamento do idoso, além de induzir à depressão e às crises de ansiedade, em diversos casos. Por isso, é importante prestar atenção nestes sintomas e sempre buscar o tratamento correto e o acompanhamento médico. Os tratamentos auxiliam na melhora da qualidade de vida dos indivíduos de terceira idade que sofrem com as dores crônicas.

Mas, por que elas surgem, exatamente?

Causas das dores crônicas na terceira idade

Conheça agora as causas mais comuns para esse problema tão frequente na maioria dos idosos:

Problemas osteomusculares

As causas mais comuns para as dores crônicas no público de terceira idade são os problemas osteomusculares, como a osteoporose, osteoartrite e as doenças reumatológicas. Essas doenças costumam surgir ou se agravar na velhice, afinal, os ossos vão enfraquecendo com o passar dos anos.

E é por isso que é muito importante manter uma alimentação saudável e rica em cálcio e vitamina D ao longo da vida. É uma ótima forma de prevenção dos problemas osteomusculares, garantindo uma vida mais saudável na velhice.

Neuropatia diabética

A diabetes, quando não é controlada e tratada de maneira correta, pode causar a neuropatia diabética, gerando quadros de dor extrema. Ela afeta os nervos periféricos do corpo, e gera uma dor crônica incapacitante, afetando diretamente a qualidade de vida do idoso. Os seus principais sintomas são a dormência, formigamento, sensação de queimadura que se estende para mais partes do corpo, inchaço, dores no peito, entre diversos outros.

Ou seja, é uma condição incapacitante e muito difícil de conviver. Por isso, é essencial conversar com um médico e buscar o tratamento ideal assim que obtiver o diagnóstico da diabetes, para evitar que ela se agrave e cause a neuropatia diabética.

Depressão

O corpo e a mente funcionam em conjunto como já explicamos melhor aqui . Um pode interferir diretamente no outro, e isso é um fato científico. A depressão pode ser a causa e também a consequência das dores crônicas. Quando o idoso (ou indivíduo de qualquer idade) sente dores por um longo período, aumenta a chance do desenvolvimento da depressão. As dores crônicas podem levar a um quadro depressivo em diversos casos, ou até mesmo crises de ansiedade.

E a mesma coisa ocorre ao inverso. Uns dos sintomas mais comuns da depressão são as dores físicas, afinal, a dor e o humor são comandadas por regiões conectadas no cérebro humano. Portanto, problemas psiquiátricos também podem ser responsáveis pelos quadros de dor na terceira idade.

A depressão conta com inúmeros outros sintomas, como a procrastinação, falta de motivação, raciocínio lento, insônia ou sono excessivo, alterações de humor, entre outros. Apenas um médico realizará um diagnóstico mais específico.

Realização de trabalhos manuais pesados ao longo da vida

Indivíduos com profissões relacionadas a trabalhos manuais e levantamento de cargas pesadas possuem mais chances de desenvolverem lesões por esforço repetitivo e sofrerem com dores crônicas nessas regiões na terceira idade. É por isso que é importante tomar bastante cuidado com as atividades realizadas ao longo da vida, pois elas podem oferecer sérias consequências para a sua saúde física.

Obesidade

A obesidade também se encontra na lista das principais causas das dores crônicas não apenas em idosos, mas também em indivíduos de qualquer faixa etária. As queixas de dor são extremamente comuns em indivíduos obesos. Afinal, a obesidade está relacionada com diversas doenças crônicas, como a hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e etc. E grande parte dessas doenças são responsáveis por gerar quadros de dores crônicas.

Por isso, o excesso de peso e a dor crônica estão completamente interligados. É recomendado a realização de atividades físicas frequentes e a melhora da alimentação, para obter uma perda de peso saudável, e prevenir diversas doenças e dores crônicas.

Prática incorreta de exercícios físicos (ou exagero)

A prática de atividades físicas é extremamente benéfica para indivíduos de terceira idade, pois melhoram o condicionamento físico, a saúde mental, o equilíbrio, a sustentação do próprio corpo e também os sentimentos de autonomia e liberdade, importantíssimos para uma boa qualidade de vida na velhice. Já falamos mais sobre a prática de atividades físicas aqui  e aqui .

Porém, tais atividades devem ser realizadas com o acompanhamento de um profissional da educação física, para evitar consequências negativas. Pois realizá-las de maneira incorreta pode gerar lesões, e principalmente problemas nos tendões e nas articulações, regiões nas quais os indivíduos de terceira idade mais se queixam de sentir dores frequentes.

O que causa dores no joelho, na perna, quadril, lombar e coluna.

Além disso, o exagero na realização de atividades físicas também é responsável pelo surgimento de dores crônicas, mesmo que os exercícios estejam sendo realizados de maneira correta. Cada corpo possui o seu limite, e ele deve ser respeitado.

Por isso, é importante que as atividades físicas sejam realizadas com o acompanhamento de um profissional da educação física. É algo importante para indivíduos de todas as idades, mas principalmente para idosos. Porque na velhice, é normal a perda de algumas capacidades físicas, o que faz com que o idoso fique um pouco mais frágil e precise mais de ajuda.

Realização de movimentos repetitivos ou excessivos

Essa é uma das causas mais comuns para as dores crônicas na terceira idade. A realização de movimentos repetitivos ou excessivos pode causar uma sobrecarga nas regiões corporais envolvidas, facilitando bastante o surgimento de dores crônicas locais. Preste atenção na sua movimentação e atividades do dia a dia para identificar possíveis movimentos que podem estar causando essa sobrecarga.

Condições comuns do sexo feminino

As dores crônicas costumam ser mais comuns em pessoas do sexo feminino, pois suas causas podem ser genéticas ou hormonais. A menopausa e a falta de hormônios podem ser responsáveis por gerar as dores crônicas. As modificações na estrutura postural durante a gravidez, como o deslocamento na coluna cervical, podem desenvolver a dor crônica lombar.

Até mesmo o uso de salto alto ao longo da vida também pode facilitar o surgimento de dores crônicas nas regiões envolvidas.

Câncer

A dor crônica afeta cerca de 89% dos pacientes com câncer. Ela pode ser causada pelo próprio câncer, mas também pode ser provocada por exames e tratamentos. A radioterapia, por exemplo, pode causar dores que podem durar meses ou até anos após o tratamento. A quimioterapia também se encontra na lista de tratamentos que podem ser responsáveis pelas dores crônicas, além de diversos outros.

As dores crônicas também podem ter outras causas, muitas vezes não identificadas pelo próprio paciente, portanto, o mesmo deve conversar com um profissional da saúde para descobrir os possíveis motivos do sintoma.

As dores crônicas possuem tratamento?

Felizmente, sim! Existem diversos tratamentos eficazes para as dores crônicas. Conheça os principais:

Medicamentos

Os medicamentos conseguem aliviar a dor em boa parte dos casos, e mesmo que não acabem completamente com o problema em outros casos, facilitam bastante a rotina do indivíduo e oferecem uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, as dores crônicas não serão mais fatores incapacitantes na vida dos indivíduos de terceira idade que sofrem com elas.

Para o tratamento com medicamentos, podem ser utilizados analgésicos, anti-inflamatórios e opióides. Vai depender da prescrição médica para cada caso individual. É importante ter em mente que se medicar por conta própria pode trazer inúmeras consequências negativas, e até mesmo agravar as dores. Portanto, é necessário o acompanhamento médico.

As medicações injetáveis também são ótimas opções para dores intensas, pois são extremamente eficazes e possuem um efeito e absorção rápidos. Para dores crônicas, são aplicadas medicações diretamente nas terminações nervosas. O seu efeito é bem duradouro, e em alguns casos, pode acabar completamente com a dor.

Fisioterapia

A fisioterapia também é uma ótima opção para tratar as dores crônicas, principalmente em casos que dificultam a movimentação. São realizados exercícios e massagens proporcionando o alívio da dor. Também pode auxiliar na correção de vícios de postura, que muitas vezes podem ser a causa para as dores.

Cirurgia

Quando não ocorre o alívio da dor com medicamentos ou fisioterapia, também existe a opção da cirurgia. Os neurocirurgiões trabalham o bloqueio da sensação por meio de cirurgias, mas que podem ser bastante invasivas e perigosas. Portanto, converse com um médico antes de tomar qualquer decisão, para prezar pela sua saúde antes de qualquer coisa.

As cirurgias são para casos mais graves e devem vir sempre em último caso, quando a dor se torna realmente incapacitante e afeta diretamente a qualidade de vida do paciente.

Aqui  você pode saber mais sobre os tratamentos para dores crônicas na terceira idade!