É possível se livrar das dores crônicas. Entenda!

em Blog, Informativo

As dores crônicas são um indício de que algo não anda bem na nossa saúde, por isso, é ideal investigá-las e marcar consultas com profissionais. As causas podem ser as mais diversas e é importante buscar o tratamento adequado, com um médico de confiança que te ajude a encontrar uma solução. Porque, sim, é totalmente possível se livrar das dores crônicas e você não precisa passar a vida sofrendo com elas! Veja abaixo um pouco mais sobre esse assunto e como é possível resolver o problema!

O que são as dores crônicas?

Já falamos aqui no blog bastante sobre as dores crônicas. Você pode conferir mais sobre dor aqui e aqui e aqui também. Basicamente, elas se diferenciam das dores agudas pelo tempo de duração. Por exemplo, quando você corta o dedo, queima alguma parte do corpo ou bate a cabeça, você está experienciando a dor aguda, aquela que é passageira, onde você consegue identificar com facilidade a sua causa.

Já a dor crônica é aquela que dura mais de 3 meses, é algo recorrente, como se já fosse parte da sua rotina. Vale dizer que ela pode ter intensidades diferentes, mas toda dor crônica é frequente. Um exemplo claro são as dores de lesões que passam de um mês de duração: elas também podem ser consideradas dores crônicas. Afinal, é um período mais que suficiente para a melhora da dor.

Algumas pessoas que sofrem com a dor crônica podem acabar se acostumando e acabam não dando importância para encontrar tratamentos, porém, é essencial buscar um médico para descobrir a causa, que pode estar relacionada a doenças, ou problemas de saúde, como:

• Artrite, diabetes, doenças primárias, danos nos nervos ou até mesmo câncer.

Por isso, é importante buscar ajuda para descobrir em qual situação você se encaixa ou até mesmo se sua dor não é derivada de outra doença, mas que poderia ter solução se houvesse um tratamento adequado.

Conheça os principais tipos de dores crônicas

Antes de continuarmos a falar de como você pode se livrar das dores crônicas, é interessante citarmos os três principais tipos que encontramos na medicina. São eles:

• Dor somática: é causada por uma inflamação ou lesão. É detectada pelo sistema nervoso e, então, a dor persiste até que o problema seja resolvido. O nosso organismo nos manda sinais quando algo está errado. Por isso, a dor se torna frequente. A dor somática pode ter diversas causas. Dentre elas, cortes, queimaduras ou lesões musculares. É importante avaliar para ver em qual você se encaixa.

• Dor neuropática: como já diz o nome, é a dor causada por problemas no sistema nervoso, tanto no cérebro, quanto na medula espinhal e nervos. O seu sintoma mais comum é a sensação de formigamento ou queimação na região afetada.

• Dor nociplástica: É como se as vias de dor sofressem modificações que as sensibilizam e modificam de modo que a presença da sensação desconfortável acontece de modo espontâneo e independente da presença de lesão tecidual, um machucado ou algo físico que justifique a dor. Um dos fatores que pode contribuir para a cronificação do quadro é o estresse emocional e a depressão.

Existe alguma forma de se livrar da dor crônica?

As dores crônicas são bem incômodas, pois atrapalham diretamente a nossa rotina. A boa notícia é que, sim, tem como se livrar delas, com o devido acompanhamento médico, obviamente. Para se libertar das dores crônicas, alguns fatores devem ser considerados, como a intensidade da dor e o diagnóstico.

Separamos abaixo as principais formas de se livrar de uma vez por todas da dor crônica. Lembrando que, é essencial perguntar a melhor opção para um

médico de confiança. Não se auto diagnostique, e nunca se automedique sem prescrições médicas.

1- Remédios

Existem diversos remédios para as dores corporais e muitos deles conseguem cortar totalmente a sensação ruim e facilitar muito a sua rotina. E a escolha do remédio certo depende da intensidade da sua dor.

Se a sua dor for leve, e não atrapalhar a sua rotina de fato: aposte nos analgésicos ou anti-inflamatórios. Em alguns casos, a dor pode cessar permanentemente após o uso de algum desses remédios. Dessa forma, não será necessário marcar uma consulta médica de imediato. Mas preste atenção nos seus sintomas e, caso eles retornem, é hora de pedir ajuda profissional.

Se a sua dor for moderada, aposte também nos analgésicos e anti-inflamatórios, além dos opioides fracos, pois eles agem no sistema nervoso aliviando o sintoma da dor. Entretanto, se a sua dor for bem intensa, normalmente o médico irá prescrever os opióides fortes ou outros medicamentos mais específicos, como as injeções para dor, que agem exatamente no local, trazendo alívio quase imediato – vamos falar delas abaixo.

Devemos lembrar que você nunca deve tomar nenhum remédio por conta própria, afinal, os profissionais da saúde são treinados para prescrever o melhor tratamento.

O seu médico também pode te passar outros remédios como relaxantes musculares, ou antidepressivos. Tudo vai depender do seu diagnóstico. Marque uma consulta para saber qual a melhor opção para o seu caso.

2- Medicações injetáveis

As medicações injetáveis são remédios que podem ser aplicados nas veias, músculos e nas camadas da pele. São ótimas opções para situações de dores intensas, pois são aplicadas com facilidade e fazem efeito rapidamente. Também são as melhores opções para quando o indivíduo está inconsciente e não pode tomar um remédio por via oral.

Para as dores crônicas, normalmente, são aplicados medicamentos direto nas terminações nervosas, fazendo com que elas relaxem o organismo e diminuam o sintoma da dor significativamente. O seu efeito é bem duradouro e, em alguns casos, a dor não volta mais a aparecer. Portanto, é possível se livrar da dor crônica de uma vez por todas com a injeção, desde que haja o acompanhamento do seu médico especializado.

3- Fisioterapia

A fisioterapia é mais indicada em casos em que a dor dificulta a movimentação do indivíduo. Essa terapia é ideal para situações bem específicas, portanto, a única pessoa que saberá te responder se ela se aplica ao seu caso é o seu médico de confiança. A Fisioterapia consiste na realização de exercícios focados no alívio da dor, e também na melhora da movimentação, além de auxiliar no tratamento de vícios de postura, que podem ser a causa de algumas dores crônicas. A má postura pode acabar danificando alguma região do corpo, causando uma lesão ou inflamação e, como vimos no artigo, são umas das causas mais comuns da dor crônica.

4- Terapias alternativas

A dor é bastante influenciada por estímulos nervosos. Inclusive, fatores psicológicos como a depressão e a ansiedade podem interferir muito na intensidade da dor.

As terapias buscam proporcionar ao indivíduo um relaxamento intenso, aliviando os sintomas psicológicos e, logo, o sintoma da dor. O estresse costuma ser uma das principais causas para dores e mal estar e as terapias alternativas realizam um tratamento que consiste nesses fatores – por exemplo, a massagem e as técnicas de relaxamento são exemplos de terapias alternativas. É claro que, cada indivíduo pode se identificar mais com algum tipo específico de terapia.

Se você acha que a sua dor pode estar relacionada com estresse ou tensão, busque as terapias alternativas. Exercícios físicos também podem ser ótimos aliados para o alívio dos sintomas, mas é importante consultar um médico primeiro, pois em alguns casos, as atividades físicas podem piorar o sintoma, já que a região pode estar muito sensível a esse estímulo.

Então, pergunte se você está em condições de realizar os exercícios físicos e lembre-se de ir com calma, observando como a região da sua dor reage a cada movimento. Vários indivíduos já se livraram completamente de uma dor crônica apenas realizando atividades físicas!

4 – Cirurgias

Algumas dores crônicas não são aliviadas somente pelos remédios ou terapias e necessitam de uma cirurgia na região. Consulte um médico para perguntar qual a sua melhor opção, pois algumas cirurgias podem ser muito invasivas, ou conter um alto risco. Nesse caso, vale a pena pesar os prós e contras.

Somente o profissional da saúde conseguirá te responder se realmente uma cirurgia seria ideal para você. Ele te apresentará todos os detalhes, riscos e poderá te ajudar na tomada de decisão.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como se livrar das dores crônicas, nossa dica final é procurar um médico especializado. Viver com dores é algo extremamente desgastante para qualquer pessoa, por isso, procure ajuda!

Gostou das informações de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!