Dor causada pelo exercício físico – Como tratar?
A dor causada pelo exercício físico é mais comum do que muita gente pensa e está ligada a inúmeros fatores, especialmente ao sedentarismo. Quando pensamos em começar uma atividade física, sempre pensamos nos benefícios que ela pode trazer, mas dificilmente pensamos em como prevenir e evitar as dores musculares que tendem a surgir durante e depois dessa prática. Dito tudo isso, no texto de hoje, vamos explicar um pouco sobre a dor causada pelo exercício físico, o porquê ela acontece e como é possível preveni-la para que seja possível colher todos os benefícios da prática esportiva sem as lesões que podem acompanhá-la. Vamos ver abaixo!
O que é a dor causada pelo exercício físico?
Como o próprio nome indica, na dor causada pelo exercício físico obrigatoriamente tem que haver atividade física. Isso é importante de explicar porque existem dores crônicas, que nada têm relação com a prática de exercícios, mas que podem incomodar muitas pessoas que tentam praticar alguma atividade. A dor causada pelo exercício físico somente aparece quando há a tentativa de realizar algum tipo de modalidade esportiva ou mesmo uma caminhada, corrida, entre outros exercícios comuns para se perder peso ou ganhar massa muscular.
Quando nós realizamos uma atividade física mais intensa, nosso coração trabalha de maneira mais acelerada e atua em um ritmo acima do que ele está adaptado. Até aí, não há grandes problemas, porque o objetivo é exatamente esse: treinar nosso sistema cardiovascular para colher os benefícios da prática de atividades moderadas ou mais intensas.
Porém, em pessoas sedentárias, pode haver uma sobrecarga nos músculos, já que as fibras musculares não estão prontas para tal mudança na rotina, causando uma lesão ou até mesmo microlesões que são capazes de gerar inflamações repetidas a ponto da dor surgir e começar a incomodar muito.
Todo mundo que faz exercício físico irá sentir dores?
As dores durante ou depois ao exercício físico são relativamente comuns, especialmente quando falamos em pessoas sedentárias, que possuem músculos ainda não treinados. Quando treinamos, a dor pode acontecer, mas a intensidade é o que irá definir se ela está acima do normal ou não. Veja exemplos:
- Uma pessoa treinando com o uso de pesos, sente dores nos músculos após o treino. Essa dor desaparece em poucas horas e não causa a necessidade de repouso ou a necessidade de deixar de treinar. Estamos falando aqui de uma dor relativamente comum e que costuma acontecer para que o crescimento muscular seja possível.
- Agora, vamos falar de uma pessoa sedentária que começou a correr e agora está com dores insuportáveis no joelho a ponto de não conseguir caminhar no outro dia. Essa dor deve ser investigada e é um problema ou um sinal de que algo está errado.
Temos aqui dois exemplos muito distintos e que podem ajudar você a compreender que existem dores mais comuns, derivadas de uma sobrecarga nos músculos, mas que tem prazo de expiração, e dores que podem estar acompanhadas de lesões mais graves e que vão exigir intervenção médica.
É possível treinar sem sentir dores?
A dor causada pelo exercício físico pode ser muito incômoda, fazendo com que as pessoas deixem de treinar, algo que é sempre uma péssima ideia, porque precisamos da atividade física para manter a saúde. Por isso, trouxemos dicas que vão ajudar muito a diminuir as chances de dores:
1- Treine com auxílio profissional
Começar uma atividade física é um desafio que deve ser acompanhado por um profissional de educação física devidamente capacitado para te ajudar, corrigir sua postura e permitir um avanço contínuo e seguro. Se treinamos sozinhos, temos a chance de realizar os exercícios de maneira errada, além de não saber dosar a intensidade, exagerando nos exercícios e tendo dores mais difíceis de tratar depois.
Especialmente quem nunca foi à academia ou está sedentário há muito tempo, é necessário ter cuidado e pedir ajuda profissional para evitar problemas. Alguns exercícios exigem muita cautela e acompanhamento, como:
- Corrida, devido à possibilidade de lesão no joelho e o alto impacto.
- Jump ou exercícios que causam impacto, como pular corda.
- Musculação, onde há risco de lesões nos músculos e nas costas.
- Yoga e alongamentos, devido ao risco de posições erradas que podem causar lesões graves.
Já a caminhada e exercícios leves podem ser realizados sem supervisão profissional, desde que com cuidado e sem abuso. Começar aos poucos é melhor do que começar de maneira intensa e desistir!
2- Faça exercícios sempre que puder
Para que a dor causada pelo exercício físico fique apenas no seu passado, é importante que a atividade seja uma rotina na sua vida. O sedentarismo é, sem dúvidas, o maior causador das dores, porque é ele que faz nosso corpo não estar preparado para os impactos. Mas, é importante começar devagar, ir se adaptando aos poucos e jamais abandonar os treinos. Deixe seus músculos criarem memória e pratique atividades físicas a vida toda.
3- Procure o seu médico em caso de dor crônica
Se você tem histórico de dor crônica, como dor na lombar, por exemplo, procure o seu médico e explique que está pensando em começar a treinar. Ele irá te orientar em relação à maneira correta de praticar exercícios e poderá te ajudar caso as dores voltem devido ao esforço. Quem tem dores, precisa tomar cuidado redobrado com os exercícios, porém, isso não significa que eles não são recomendados – pelo contrário, vão te ajudar muito, desde que praticados diminuindo os riscos!
A dor já existe, como tratar?
Se você já está sentindo uma dor causada pelo exercício físico, o momento agora é tratar o problema antes de voltar às atividades. Afinal, com dores, é impossível treinar, certo? Separamos algumas dicas que podem ajudar bastante!
1- Antes de mais nada, procure o seu médico
Se você está sentindo dores muito intensas e que não passam com os dias, a primeira ação a tomar é procurar um médico especializado em dores para te auxiliar e detectar o problema. Pode ser que ele te receite um medicamento, como os anti-inflamatórios ou peça exames complementares para garantir que não há nenhuma outra causa mascarada. Essa dica vale para quem está há muitos dias com a dor e que já seguiu as dicas abaixo sem sucesso. Procure ajuda!
2- Se alongue
Se você acabou de se exercitar, ainda não há motivo para realizar exames pois, como dissemos, a dor causada pelo exercício físico é relativamente comum e nem sempre é sinal de que há realmente uma lesão naquele local.
Então, uma boa solução é realizar alongamentos, especialmente logo após o treino e também antes deles. Procure ajuda de um profissional de educação física para que ele te ajude a realizar os alongamentos de maneira correta e espere alguns minutos antes e após o treino para começar a se alongar. Seus músculos e articulações agradecem o cuidado!
3- Faça compressas, aplique gelo e relaxe
O gelo é um ótimo auxiliar contra as dores musculares. Se possível, aplique-o diretamente no local que está doendo ou faça uma compressa para aguentar um tempo com ele. Mas, é importante dizer que essa atitude só será útil logo após o treino, pois o gelo não será muito efetivo no dia seguinte, por exemplo. Então, se você vem treinando e sentindo dores, faça a compressa fria logo após a atividade e teste para ver se houve melhora. Caso não, é hora de procurar ajuda médica para entender o que está acontecendo.
Uma boa outra dica é realizar uma massagem no local, mas é fundamental que isso seja feito por um bom profissional que tenha experiência em lidar com dores – isso porque a massagem incorreta pode piorar a dor.
Depois da massagem, vale a pena tomar um banho quente, relaxar um pouco e ficar descansando por algum tempo para deixar os seus músculos repousarem. Por isso, é importante treinar quando há um tempo hábil para relaxar após ele, especialmente para quem ainda está iniciando a vida fitness. Tome um banho relaxante e fique de olho para ver se a dor passa.
Após o tempo relaxando, vá realizando atividades mais calmas, como caminhar levemente. Isso vai estimular seus músculos e ajudá-los a se recuperar. Mas, o mais importante é: volte aos treinos apenas quando estiver se sentindo bem o suficiente e com dores leves. Se a dor estiver intensa, procure ajuda médica e não vá treinar no dia seguinte.
Conclusões
A dor causada pelo exercício físico pode ser muito incômoda, mas geralmente ela não é sinal de um problema maior. Porém, como dissemos ao longo deste texto, é muito importante procurar ajuda médica caso você sinta que as dores estão impedindo que sua rotina siga normalmente ou mesmo te impedindo de voltar aos treinos. Pegue leve e faça o seu corpo se adaptar aos poucos com a nova rotina, que será extremamente benéfica para você. Afinal, fazer exercícios físicos é uma das melhores maneiras de ficarmos saudáveis. Use a responsabilidade e procure sempre por orientação para evitar lesões desnecessárias.
Gostou das informações de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!