Dores nos braços – Identificando o problema e o tratamento ideal

em Blog, Dor nos Braços

As dores nos braços podem ser causadas por inúmeros fatores, porém, de maneira bastante geral, elas não costumam indicar uma doença ou alguma alteração grave no organismo. O que mais pode gerar dores nos braços são os músculos ou até mesmo lesões mais simples, como acontece com as lesões de repetição ao fazer um movimento muitas vezes seguidas.

Mesmo assim, é importante saber o que está causando as dores nos braços e entender se ela é um problema passageiro ou se é preciso procurar um médico para uma avaliação mais detalhada.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre essas dores relativamente comuns na população adulta e explicar quando você precisa se preocupar com elas. Veja abaixo!

Quando as dores nos braços são preocupantes?

Vamos iniciar este texto trazendo algumas informações importantes sobre as dores nos braços. De modo geral, elas não trazem preocupações, mas é preciso se atentar se houver sintomas relacionados às dores, como:

• Cansaço e fadiga.
  • Suspeita de infarto, conforme vamos explicar abaixo.
  • Se a dor no braço não for embora com o passar dos dias.
  • Se a dor no braço for extremamente intensa e surgir sem aviso prévio.
  • Se houver piora no quadro conforme os dias passam.
  • Se houver sintomas relacionados, como febre.

Percebendo algum sintoma além das dores nos braços e percebendo algum risco maior do que apenas a dor muscular ou de tensão, procure imediatamente um médico. Abaixo, vamos falar quais são as principais causas de dores nos braços.

Veja abaixo alguns motivos que podem gerar dores nos braços

Separamos abaixo motivos que podem causar dores nos braços e que, nem sempre, são preocupantes ou exigem um tratamento médico especializado. Vamos entender um pouco mais! Veja se você não se identifica com um dos problemas abaixo e o que pode ser feito para lidar com eles!

1- Problemas musculares

A primeira grande causa mais comum de dores nos braços tem relação direta com os músculos. Essa dor é bastante característica e geralmente é causada por causa de um esforço muito intenso, como na hora de realizar exercícios de musculação, por exemplo. Também pode ocorrer um trauma que gere dores musculares, como uma queda ou um acidente, embora seja comum que, nesses casos, haja alguma fratura óssea, cuja dor é muito mais intensa e necessidade de atendimento médico mais urgente.

Pode haver um prazo maior para que as dores musculares no braço passem, por isso, é interessante agir logo no começo, com uma compressa de gelo, pelo menos três vezes ao dia e por cerca de 20 minutos cada.

Nesses casos, existem medicamentos que podem ajudar, mas se você achar que é preciso tomar um remédio para aliviar a dor, sugerimos sempre à ida ao médico para que ele indique a melhor opção. Caso a dor persista, o médico deverá examinar se o trauma ou a distensão muscular causaram danos maiores e que exijam um tratamento específico.

2- Doenças relacionadas ao trabalho

Outra causa muito comum de dores nos braços está nas doenças relacionadas ao trabalho, como a tendinite, que é uma doença muito comum em profissionais que atuam no computador o tempo todo e também professores, que precisam escrever por longas horas. Também pode haver doenças relacionadas ao trabalho que vão além da tendinite, como dores mais crônicas que surgem do esforço repetitivo, como no caso de trabalhadores braçais, entre outros profissionais que atuam exigindo muito dos músculos.

A tendinite, por exemplo, pode ser muito incômoda e causar até mesmo a dificuldade de voltar ao trabalho, sendo um motivo de afastamento da função. A melhor forma de tratar uma doença do trabalho é procurar o médico para que ele possa indicar exercícios, fisioterapia e, claro, medicamentos que possam aliviar os sintomas. Também vale dizer que o profissional deve se alongar, fazer pausas ao longo do dia e se preocupar em usar equipamentos adequados, como teclados mais leves ou até mesmo uma cadeira mais confortável.

Compressas podem ajudar a diminuir as dores no fim do dia, mas, com certeza, o tratamento é mais complexo e é preciso tomar cuidado para evitar que a dor se torne muito intensa, impossibilitando o trabalho.

De modo geral, vale a pena procurar um médico caso você sinta que suas dores nos braços tenham relação com algum esforço repetitivo – sendo necessário uma intervenção para evitar que o problema piore.

3- Artrose

Outro problema muito comum que pode causar dores nos braços é a artrose, que costuma estar presente em idades mais avançadas, especialmente após os 45 anos. Entre os sintomas mais comuns da artrose estão as dores nos braços, ombros e estalos ao se movimentar, como se houvesse um osso se quebrando ou mesmo fora de lugar. Apesar de nem sempre haver dor muito intensa, é preciso tratar a artrose, porque ela pode ficar pior ao longo dos anos e causar dores onde o paciente passa a precisar evitar certos movimentos ou até parar de realizar as atividades que gosta por um tempo para evitar a dor.

Também há casos em que é preciso entrar com intervenção cirúrgica, para colocação de prótese que vai substituir a articulação acometida, acabando com a artrose e, consequentemente, a dor. Por isso, o ideal é que se faça um tratamento antes de que a cirurgia se torne uma necessidade, com o uso de medicamentos e até mesmo fisioterapia para ajudar a diminuir a dor e a recuperar os movimentos e fortalecer a musculatura.

4- Osteoporose

A osteoporose também é um problema que é capaz de trazer dores nos braços, porém, ela é um pouco diferente das demais, já que a sensação do paciente é de sentir dores mais profundas, que estão localizadas nos ossos. Além disso, para que se tenha um diagnóstico correto de osteoporose, também é preciso que haja outros sintomas, como dores em locais diversos do corpo, como nas pernas – exames também são necessários para a confirmação.

A osteoporose é mais comum em idosos, especialmente após os 60 anos, embora possa atingir pessoas acima dos 50 anos e até mais jovens, como mulheres na menopausa. O ideal é que se previna o problema com o uso de suplementos de cálcio e alimentos ricos no nutriente, assim como suplementos de vitamina D e a exposição diária ao sol por 15 minutos.

Nesses casos, não há muito o que fazer a não ser procurar um médico, já que a osteoporose precisa de tratamentos específicos e as dores nos braços causadas pelo problema não irá passar com receitas caseiras e medicamentos sem prescrição. Isso sem contar que não é possível determinar com certeza de que se trata de osteoporose, sendo necessário que o médico avalie com mais cuidado o quadro geral do paciente.

De toda forma, previna-se o quanto puder se alimentando bem e indo ao sol sempre que possível durante toda a sua vida.

5- Infarto

Em último caso, as dores nos braços indicam um infarto. Por isso, muitas pessoas associam essa dor ao problema, já que ele assusta bem mais do que qualquer outro que citamos acima. Mas, vale dizer que não é comum que as dores nos braços sejam mesmo infarto, porém, é necessário ficar atento aos sintomas, como irradiação da dor no peito para o braço, sensação de peso e formigamento e a presença da dor apenas no braço esquerdo, na maioria das pessoas. Também pode haver um desconforto intestinal e uma sensação na garganta que se assemelha a um sufocamento. Esses sintomas podem confundir muitos pacientes, por isso, a melhor saída para quem está desconfiando de que realmente se trata de um infarto, é procurar imediatamente um pronto-socorro para que o médico avalie a situação de uma maneira mais clara e rápida.

Lembre-se que o infarto precisa ser tratado o quanto antes para aumentar a sobrevida do paciente e que as dores nos braços nesse caso são intensas, repentinas e muito características. Se você sente dores com frequência, dificilmente terá que se preocupar – mas, em caso de dúvida, procure ajuda médica imediatamente, afinal, é melhor ir ao médico e descobrir que não tem nada de errado do que deixar de procurar ajuda a tempo.

Conclusões

As dores nos braços, em geral, não são sintomas de algo mais grave, embora possa haver um problema por trás delas. Se você estiver desconfiado de infarto ou mesmo de outra doença, é importante procurar ajuda de um médico e relatar a sua dor, tentando ser o mais direto e específico possível para que o diagnóstico seja rápido e preciso. Viver com dores nunca pode ser considerado normal, porque elas impedem que tenhamos uma vida normal e até mesmo de realizar tarefas simples, como trabalhar, dirigir e ir ao mercado. Se suas dores nos braços estão causando um desconforto maior do que desejaria, mesmo que elas não signifiquem uma doença grave, é importante procurar um médico para encontrar a possibilidade de se livrar delas o quanto antes.

Gostou das informações de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares para que eles também possam aprender mais sobre dores nos braços e seus principais motivos. E visite nosso blog semanalmente para mais informações sobre medicamentos, dores e tratamentos. Até a próxima!