O que é artrose?

 em Blog, Osteoartrose

Você sabe o que é artrose? Essa doença, que também pode ser chamada de osteoartrite, é relativamente comum e existem milhões de casos no nosso país.

Por ser uma doença que afeta articulações, o comprometimento da realização de atividades simples do dia a dia acaba por reduzir drasticamente a qualidade de vida da pessoa afetada, piorando gradativamente conforme o aumento da idade.

A artrose é um problema que precisa de tratamento, para que o paciente possa conviver com a doença de forma a recuperar sua autoestima, capacidade de trabalho e até mesmo de executar seus hobbies.

Vamos então falar um pouco sobre a artrose, o que é exatamente, como ocorre, quais os sintomas mais comuns e seus tratamentos mais utilizados.

O que é artrose?

A artrose basicamente é uma doença que afeta articulações, cartilagens, ligamentos e até mesmo as bolsas de líquido sinovial que ficam entre essas articulações.

A doença age promovendo um desgaste gradativo nas articulações afetadas, o que acaba por piorar, conforme os anos passam, principalmente quando não há tratamento adequado.

O que são as articulações?

A articulação é o local de encontro entre dois ossos diferentes, como o joelho ou os cotovelos. Também encontramos as articulações nos dedos das mãos e dos pés, além de diversos outros locais.

Nas articulações encontramos a bolsa que contém o líquido sinovial, bem como, encontramos também as cartilagens, que ajudam os ossos a moverem-se de forma fluida, sem que se choquem um com o outro.

Quando a pessoa desenvolve  a artrose, a lubrificação da articulação por meio do líquido sinovial, bem como o amortecimento promovido pelas cartilagens ficam comprometidos.

Nesses casos, há o choque de um osso com o outro, que provoca dor e até inflamações.

Por que ocorre a artrose?

A artrose normalmente ocorre com a idade, sendo, portanto, mais comum em pessoas idosas. Porém, essa não é a única causa da doença.

A artrose é ocasionada também por movimentos repetitivos ao longo do tempo, por meio de profissões que exijam esse tipo de movimento e até mesmo ocorre em pessoas que atuaram como atletas em esportes específicos.

Os movimentos repetitivos ao longo dos anos acabam provocando um desgaste na cartilagem e degeneração do líquido e da bolsa sinovial.

Sem essas proteções naturais, o choque entre os ossos pode então ser inevitável, vindo a prejudicar os movimentos e causando dor.

Quem tem mais chances de ter esse problema?

Alguns grupos têm mais chances de desenvolver a artrose do que outros, por isso, é preciso ter atenção se você se encontra entre os que têm mais chances de desenvolver esse problema. São eles:

  • Pessoas idosas;
  • Atividades repetitivas durante os anos;
  • Sobrepeso ou obesidade;
  • Mulheres;
  • Má formação nas cartilagens ou ossos.

Sendo assim, caso você esteja num desses grupos, fique atento aos sinais da artrose e busque um tratamento para evitar a evolução da doença.

Em quais articulações a artrose mais aparece?

A artrose, na realidade, pode ocorrer em todos os locais onde existam articulações. Mas em alguns pontos ela costuma ser mais comum, dado o uso e movimentação durante os anos e outros fatores.

A artrose costuma acometer mais as seguintes articulações:

  • Joelhos;
  • Dedos das mãos;
  • Coluna, na região do pescoço;
  • Ombros;
  • Quadril.

Quais os principais sintomas da artrose?

A artrose pode apresentar sintomas bastante desagradáveis, que atrapalham a vida normal da pessoa afetada e impedem, portanto, a realização de diversas atividades.

Os sintomas mais comuns da artrose são os seguintes:

  • Dores nas articulações;
  • Inchaço;
  • Redução da capacidade de movimento;
  • Deformidades nas articulações afetadas, conforme piora a doença.

Conforme a doença evolui, os sintomas podem vir a se tornar mais evidentes e pioram se não tratados. Busque ajuda médica.

Quando considerar buscar o tratamento?

Ao notar os principais sintomas da artrose, caso você tenha dores ao mover certas articulações, rigidez, inchaço, vermelhidão, e outros dos citados, pode ser o momento de então buscar a ajuda médica.

O ideal é que a artrose seja tratada o quanto antes, para que se possa evitar a evolução da doença, suprimindo os sintomas mais incômodos.

Como o médico da dor pode auxiliar no tratamento da artrose?

Sendo especialista em dor e com foco no tratamento de dores crônicas, auxiliando os pacientes a recuperarem sua qualidade de vida e em alguns casos até ajudando a sanar o problema, o médico da dor pode ser um grande aliado contra a artrose.

Os tratamentos utilizados, junto com o acompanhamento de fisioterapeutas, nutricionistas e outros, ajuda muito na recuperação da pessoa doente e auxiliam a recuperar movimentos perdidos ou dificultosos e auxiliam também em outros pontos que merecem atenção, como o peso.

Medicina da dor x outras especialidades

O médico da dor é especialista e trata a dor não apenas como um sintoma, mas sim como um problema isolado que precisa de tratamento, atenção e alívio o quanto antes.

Portanto, ele pode vir a ser o profissional ideal para ajudar a minimizar sintomas de dores crônicas, que podem ocorrer também por conta da artrose.

O diferencial do médico da dor são seus tratamentos pouco invasivos, combinados sempre com uma equipe multidisciplinar de profissionais que podem, portanto, ajudar a reabilitar o paciente de forma integral.

Desse modo, acaba sendo mais efetivo o tratamento, além de proporcionar mais conforto a quem sofre com quadros de dores crônicas.

Escolhendo um médico da dor

Primeiramente, verifique se o médico escolhido tem registro no Conselho Regional de Medicina. Esse dado por si só já lhe dá segurança de estar consultando com um profissional preparado para lhe atender e ajudar.

Verificar as especializações do médico escolhido é primordial. O médico da dor é especialista nessa área, portanto, pergunte a respeito de cursos e formações que ele tenha realizado em medicina da dor, além de experiências e referências.

Além disso, você pode contar com a AMB, que é a Associação Médica Brasileira. No site da Sociedade você encontra várias informações pertinentes, que podem te ajudar a entender mais sobre a medicina da dor.

Preço

O preço de consultas, exames e tratamentos somente pode ser orçado pelo profissional médico que irá tratar do seu caso.

Isso porque, a depender da região do país, da gravidade do problema e dos métodos necessários para que sejam reduzidos os sintomas, os valores podem sim apresentar muitas alterações.

Portanto, converse com seu médico. Dessa forma, você estará sabendo exatamente quanto custa o tratamento e o que precisará ser feito para sua correta e adequada reabilitação.

Como o médico realiza o diagnóstico da artrose?

O diagnóstico é feito de forma clínica, com análise dos sintomas informados pelo paciente que tem suspeita de artrose.

Para confirmar a ocorrência da doença, podem ser então pedidos exames como o raio-x ou a ressonância, que tem bons resultados ao mostrar o problema nas articulações.

Quais os tratamentos existentes para a artrose?

O tratamento para a artrose busca reduzir a sensação de desconforto que a pessoa afetada sente, melhorando sua qualidade de vida. Atualmente, no entanto, não há cura para esse problema. Mas é possível sim viver de forma melhor e sem a necessidade de sofrer com dores intermináveis.

Alguns dos tratamentos mais utilizados para a artrose são:

  • Fisioterapia;
  • Analgésicos;
  • Atividades físicas;
  • Aplicação de calor;
  • Estimulação eletromagnética;
  • Anti-inflamatórios;
  • Injeções;
  • Cirurgia.

O médico irá avaliar seu caso e verificar quais os melhores tratamentos para reduzir os sintomas e buscar conforto para que a pessoa que sofre de artrose.

Quais as principais recomendações médicas para quem tem artrose?

Existem algumas recomendações básicas para quem sofre de artrose evitar o impacto excessivo nos pontos afetados. São elas:

  • Use sempre sapatos adequados e confortáveis;
  • Não pegue objetos pesados;
  • Evite ganhar peso;
  • Procure evitar atividades repetitivas ou faça pausas recorrentes.

Seguindo as recomendações, além daquelas que forem passadas especialmente para você, e fazendo o tratamento, é possível que haja melhora dos quadros de dor e inflamação.

Como posso prevenir a artrose?

Para minimizar as chances de adquirir o problema em algum momento da vida, você pode seguir algumas dicas básicas para preservar suas articulações.

  • Evite a obesidade;
  • Procure evitar atividades repetitivas;
  • Faça alongamentos e atividades físicas;
  • Procure sempre cuidar de sua postura;
  • Faça acompanhamento médico regular.

Perguntas e respostas

Agora que você já sabe exatamente o que é artrose e que partes do corpo ela afeta, é hora então de tirar algumas dúvidas finais que podem ter ficado sem resposta.

No entanto, lembre-se que a hora da consulta é o melhor momento para esclarecer todos os pontos, diretamente com o médico.

Artrite e artrose são a mesma coisa?

A artrite é um nome geral para as doenças que atingem as articulações. Portanto, a artrose é uma espécie de artrite, que envolve os sintomas citados, que incluem inflamação e dor.

A artrose tem cura?

Não. Artrose não tem cura. Os tratamentos e medicações tem como principal função ajudar o paciente a recuperar a sua qualidade de vida e mobilidade, tornando, portanto, o dia a dia mais fácil.

Marque sua consulta e venha avaliar seu caso

A artrose é uma doença que pode causar diversos transtornos para o paciente, atrapalhando, portanto, a realização de atividades corriqueiras e trazendo dor, além de outras complicações.

É sim possível conviver com a doença e ter uma boa qualidade de vida, com redução dos sintomas de dor e de inflamação, por meio dos tratamentos realizados.

Marque sua consulta hoje mesmo e faça uma avaliação completa do seu caso, para que se busquem os melhores tratamentos.  

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário