Lições de 2020

 em Blog

Olá pessoal! Hoje publicamos nosso último texto do ano. Resolvi falar um pouco dos desafios que enfrentamos neste ano tão difícil e perspectivas para o ano de 2021.

2020 foi um ano muito afetado pelas mudanças impostas pela pandemia de coronavirus. Para nós, Março foi o mês em que a doença chegou com força e as medidas de isolamento social, junto com suas consequências, nos atingiram com força total. A situação se arrasta até hoje. Incertezas com o novo aumento de casos, somadas às redes de boatos criadas via whatsapp e inércia dos governos contribuem para potencializar as consequências da doença no nosso cotidiano.

E por que eu resolvi falar sobre isso? O blog não é sobre tratamento de DOR? SIM! É exatamente por isso. Vasta literatura médica comprova a influência que os aspectos emocionais, sociais e psicológicos têm sobre o controle da DOR. Sabe-se que os pacientes que apresentam hábitos de vida saudável, com dieta equilibrada, atividade física regular, vida social intensa, têm níveis de dor menores do que pacientes que não cultivam esses hábitos. É justamente aí que a pandemia nos afetou em cheio.

Desde a instituição das medidas de isolamento social, comecei a observar que muitos dos meus pacientes começaram a me procurar com piora de suas dores. Pacientes outrora bem controlados, com medicações em dose adequada e com boa qualidade de vida voltaram ao consultório. Mas qual foi o denominador comum em todos eles? COVID-19! Cada um, com sua particularidade, foi afetado pela pandemia. Comerciantes cujas dores lombares aumentaram com a incerteza de manutenção dos seus negócios, idosos com artrose que pioraram depois que pararam de ir à fisioterapia e hidroginástica, fibromiálgicas que estão confinadas em casa e sem poder ir à academia com queda importante na satisfação com suas vidas. Cada um dentro de sua realidade, mas com consequência comum: piora na qualidade de vida.

E qual a importância disso tudo, doutor? Escrevo sobre isso para reforçar o comportamento que sempre recomendo aos meus pacientes: viva com qualidade. Não preciso mais citar apenas as recomendações da literatura médica para conscientizar meus pacientes. A pandemia deixou claro para todos que hábitos muitas vezes são mais importantes do que o uso de medicamentos. Se você quer tratar sua dor apenas com um comprimidinho e sem esforço, esqueça. Você já começa errado, vai visitar vários profissionais e nenhum deles vai realmente te ajudar sem que você mude hábitos.

É isso que eu levarei do ano de 2020 para meus pacientes. A certeza de que o tratamento da DOR é multidisciplinar e depende de vários aspectos da nossa vida.

Para 2021, renovo minhas esperanças para que as incertezas da Covid-19 passem logo. Que seja um ano em que as pessoas voltem a trabalhar, reabilita-se, exercitar-se, reunir-se. Para meus pacientes, que consigam melhorar das suas dores. Por um 2021 sem DOR!

Grande Abraço!

 

Dr. Luiz Gustavo Moreira – Anestesiologista e Médico da Dor
@drluizgustavomoreira
www.drluizmoreira.com.br

 

Clínica Incentro
Belo Horizonte – 31 3568-5012 – Rua dos Aimorés, 3075 – 2º andar – Barro Preto
Lagoa Santa – 31 3687-9375 – Av. João Daher, 888 – 5º andar – Bairro Lundcéia
Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário